top of page

História do Hapkido

O termo Hapkido é formado pelas palavras coreanas HAP, KI e DO, cada uma com seu significado individual. HAP significa "união", KI significa "força interior ou energia vital" e DO significa "caminho". Dessa forma, HAPKIDO pode ser entendido como 'o caminho da união da força interior'!

O Hapkido é uma arte marcial milenar que teve origem na Coreia do Sul, existindo no Brasil desde a década de 70. Consiste em uma luta que apresenta mais de 3800 golpes de ataque e defesa, usando a inteligência com técnicas de socos, chutes, esquivas e imobilizações, além de saltos e rolamentos e técnicas com armas brancas, como bastões e espadas.

A graduação do Hapkido no Brasil se dá através de faixas, sendo as 9 primeiras coloridas (GUB) para os Alunos e as 9 últimas pretas (DAN) para os Mestres. Um aluno de Hapkido inicia com a faixa na cor branca, passando para amarela e seguindo para amarela com ponta verde, verde, verde com ponta azul, azul, azul com ponta vermelha, vermelha e, por fim, vermelha com ponta preta. Esse longo processo de graduação existe para que dê tempo do aluno treinar o físico e o mental, adquirindo domínio do seu corpo e controle emocional.

A roupa utilizada para a prática do Hapkido é chamada de Dobok, sendo uma vestimenta especial para o treinamento do corpo e da mente nas artes marciais coreanas. O Dobok consiste em uma blusa (Jeogori), que representa o Céu, uma calça (Baji), que representa a Terra, e uma faixa (Ti), que representa o Homem, integrando-os em uma Unidade.

O Hapkido proporciona um equilíbrio físico e mental, através do estímulo da disciplina e do respeito, sendo uma atividade física completa que trabalha o exterior e o interior!

HAPKIDO - ARTE MARCIAL - ESPORTE - DEFESA PESSOAL - AGILIDADE - ALONGAMENTO - CONDICIONAMENTO FÍSICO - QUALIDADE DE VIDA - SAÚDE - DISCIPLINA - SUPERAÇÃO - RESPEITO - FILOSOFIA

© 2018 por ESCOLA HYONMU.

bottom of page